sábado, 13 de julho de 2013
Falando um pouquinho sobre crescimento e desenvolvimento de um bebê
Agora vamos falar um pouco do crescimento e desenvolvimento de seu bebê, que vai te surpreender a cada dia que passa.
Crescimento e desenvolvimento
Peso: o peso médio ao nascer está em torno de 3 Kg. Nos primeiros dias de vida pode haver uma perda de até 10% de peso do nascimento, que se recupera até o 10º dia de vida. Existe um cálculo simplificado para você saber se o seu bebê está com ganho adequado de peso:
- 1º trimestre de vida: o bebê ganha em torno de 25 a 30 gramas/dia, o que corresponde a aproximadamente 900 g/mês.
-2º trimestre: 20 g/dia ou aproximadamente 600g/mês.
-3º trimestre: 15 g/dia ou aproximadamente 450 g/mês.
-4º trimestre: 10 g/dia ou aproximadamente 300 g/mês.
Estatura: a média de altura ao nascimento é de 50 cm. No 1º semestre o bebê cresce cerca de 15 cm, e no 2º semestre cresce em torno de 10 cm. Ou seja, com 1 aninho esperamos que o bebê tenha aproximadamente 75 cm. Entre 1 e 3 anos a criança cresce em média 10 cm/ano.
Desenvolvimento visual – no recém nascido, os movimentos dos olhos são desordenados e, podem ocorrer momentos de estrabismo até o 6º mês de vida. Outra curiosidade que a maioria dos pais tem é em relação à cor dos olhos, que se define em torno do 6º mês de vida.
Para estimular o desenvolvimento – colocar móbiles grandes, coloridos e de fácil higienização no berço. Converse carinhosamente com o bebê, acalente-o com canções e músicas suaves e calmas.
Em relação ao desenvolvimento global de seu filho, é muito importante fazer um acompanhamento médico preventivo (puericultura) mensal.
Veja alguns cuidados importantes que seu bebê precisa:
-Alimentação – aleitamento materno exclusivo. Consulte seu médico na impossibilidade absoluta de amamentar.
-Vacinação - BCG (contra a tuberculose) e hepatite B
-Vitaminas - vitamina A e D em gotas, que deverá ser prescrita a partir do 15º dia de vida pelo pediatra, e deverá ser administrada até pelo menos 1 ano de vida.
-Cuidados ambientais preventivos- quarto arejado, proibir a circulação de animais no ambiente em que o bebê estiver; evitar bichinhos de pelúcia e tapetes/carpetes felpudos, pois, por mais que sejam limpos e higienizados, podem desencadear quadros de alergia respiratória.
-Doenças mais comuns – dermatites de calor e dermatites de fraldas.
Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
conte-nos sua experiência.